O que são?
Cistos sinoviais são comuns na mão e no punho. As mulheres são mais acometidas pelo cisto e tendo entre a segunda e quarta década de vida o período de maior incidência. Eles ocorrem perto das articulações e tendões. Os locais mais frequentes são a superfície dorsal do punho, a superfície palmar do punho virada para a artéria radial, a base dos dedos e as pontas dos dedos antes da unha.
São mais ou menos volumosos, de consistência macia e são preenchidos com líquido sinovial viscoso, geralmente translúcido, porém pode apresentar uma tonalidade sanguinolenta em alguns casos.
A razão do surgimento de um cisto é desconhecida. Eles são capazes de apresentar-se após sobrecarga de serviço, esforço significante ou de forma associada à irritação do tendão.
Sintomas
Os cistos sinoviais são pouco sintomáticos, podendo ser causado pelo bloqueio de alguma articulação, compressão de algum nervo ou irritação de tendão. Contudo, a principal queixa dessas tumorações é a o aspecto cosmético.
A sua localização pode ser no dorso do punho, na articulação distal do dedo, na região volar do punho ou mesmo em anexo a um tendão.
Diagnóstico
Isto é feito pelo exame clínico do médico. A localização do cisto e sua consistência são reveladoras, geralmente arredondadas ou ovais, de consistência macia. Eles são menores e duros nos dedos. Uma avaliação por raios X pode ser útil. Os cistos digitais são constantemente associados à osteoartrite digital. O ultrassom é conveniente com o objetivo de identificar o tamanho do cisto, sua relação com a articulação e os vasos subjacentes.
Tratamento
O tratamento dos cistos sinoviais geralmente é não cirúrgico devido aos poucos sintomas e consiste em uma imobilização temporária no punho e sintomáticos.
Caso necessário o tratamento cirúrgico algumas técnicas podem ser utilizadas dependendo da localização do cisto. Neste artigo vamos nos atentar aos cistos de punho, deixando os de bainha de tendão e o mucinoso para um outro artigo.
Para estes, as técnicas possíveis são a aberta e a artroscópica. No procedimento aberto, o cisto é retirado através de uma incisão geralmente um pouco menor que o tamanho do cisto. No caso da técnica artroscópica, o cisto é retirado através de duas pequenas incisões na qual por uma é introduzido uma câmera e na outra uma lâmina que “come” o cisto por dentro da articulação. Ambas as técnicas apresentam ótimos e similares resultados.
Apesar de ambas as técnicas serem viáveis de serem utilizadas para quaisquer cistos de punho, eu, pessoalmente, tenho a preferência em utilizar a técnica aberta para os cistos da região volar, pois o mesmo se encontra muito próximo da artéria e, portanto, uma dissecção mais delicada se faz necessária. Outra indicação para técnica aberta é para cistos menores nos quais a própria incisão já é bem pequena.
Nos casos de cistos mais volumosos, a opção do tratamento artroscópico é uma grande vantagem tendo em vista que cicatriz será muito menor.
Íntima relação do cisto sinovial volar e a artéria radial. (Imagem retirada do livro Green’s Operative Hand Surgery 7th edition)
Tendão da mão: Como descobrir se você o lesionou
Sintomas e estratégias de diagnóstico para identificar lesões no tendão da mão. A dor na mão pode significar lesão no tendão da mão e nervos. Isso se
Lesões Traumáticas de Nervos Periféricos: quando e como operar?
O médico ortopedista deve realizar uma avaliação completa e cuidadosa das lesões de nervos periféricos traumáticas (LTP), visto que diversos fatores influenciam a decisão de quando e
Dor crônica pós-lesão, o que fazer?
Em meio às complexidades médicas, a dor crônica pós–lesão emerge como um desafio persistente, impactando profundamente a qualidade de vida. Como médico, minha abordagem vai