Lesão nas mãos em musicistas

Lesão nas mãos em musicistas

Um musicista tocando piano

Fazer música pode doer… soa até poético

Se você atua no ramo, sabe que trabalhar com música, especialmente quando se utiliza algum instrumento, requer muito esforço, dedicação e repetição para que se chegue ao nível de excelência desejado. E tudo isso leva ao mesmo caminho: muitas horas de prática. 

E sabe o que isso significa? Que em determinadas situações pode ocorrer algum tipo de lesão nas mãos, ocasionadas por esforços repetitivos. É justamente sobre as mais comuns que falarei no conteúdo de hoje. O intuito é esclarecer aquelas que, geralmente, acometem esses profissionais, já que não se limita a apenas uma. Então se você se interessa pelo assunto, continue a leitura. Principais lesões são: 

Overuse

Como dito acima, a prática de tocar algum instrumento como os de cordas ou piano, por exemplo, exige muito tempo de treino para que se chegue ao resultado esperado. Portanto, não é de se espantar que o uso excessivo das mãos com esforços repetitivos por longos períodos seja tão recorrente. 

De um modo geral, uma lesão nas mãos de overuse é ocasionada pela sobrecarga na articulação, resultando em microtraumas no tecido ósseo. 

Conforme o tempo dessa lesão vai se estendendo, as dores locais começam a surgir e coloca o profissional em sinal de alerta sobre a sua situação, já que quando não tratadas corretamente, afetam diretamente o exercício da atividade. 

As principais queixas costumam ser fraqueza, perda de destreza, rigidez e sensação de formigamento.

Tendinites e tenossinovites

As tendinites são ocasionadas em decorrência das inflamações do tecido que compõem os tendões. Já as tenossinovites é uma tendinite acompanhada por uma inflamação da cobertura protetora sobre o tendão (bainha do tendão).

Alguns tendões das mãos que tendem a inflamar:

Tendões que afastam o polegar da mão: quando ocorre algum tipo de inflamação nessa região, chamamos de Síndrome de Quervain. Seus principais sintomas são dor e sensibilidade no pulso, geralmente abaixo da base do polegar.

Tendões flexores que fecham os dedos: caso ocorra inflamação nessa área, os tendões ficam presos em suas bainhas e provocam uma sensação de estalos. Essa condição é conhecida como Dedo em Gatilho.

Leia também > Quais os tratamentos disponíveis para a tendinite nas mãos e punhos?

Neuropatias Periféricas

A neuropatia periférica é uma condição que atinge os nervos que controlam as sensações de dor, frio, calor e movimentos musculares. 

Dentre as mais comuns, destaco duas: 

Síndrome do Túnel do Carpo (STC): considerada uma lesão nas mãos, é uma compressão do nervo mediano, responsável pela inervação da região localizada entre a mão e o punho, que provoca dores intensas, sensação de choque e formigamento.

Síndrome do Túnel Cubital: quando ocorre, gera uma compressão ou o estiramento do nervo ulnar, o que pode causar dormência ou formigamento nos dedos anelar e mínimo, dor no antebraço e fraqueza na mão.

Distonia Focal 

A distonia focal, também conhecida como câimbra do músico, pode ser uma lesão nas mãos silenciosa, já que costuma se caracterizar por um quadro indolor, ocasionada por uma alteração do controle motor na musculatura do antebraço e mão. Em outras palavras, é quando um ou mais músculos de determinada região se contraem de modo involuntário.

Se não identificada corretamente, a medida que o quadro evolui, pode causar uma perda de função significativa, produzindo movimentos anormais. 

Os sintomas costumam dar sinais durante a realização de tarefas e movimentos repetitivos que implicam em uma necessidade motora qualificada, como é o caso de tocar algum instrumento. 

Suspeita estar com algum tipo de lesão nas mãos?

Acima trouxe algumas das principais lesões nas mãos. Caso você suspeite de algo que não esteja bem ou tenha se identificado com algum dos sintomas listados, o primeiro passo  (e mais importante) é buscar o suporte de um especialista.

Em hipótese alguma os conteúdos expostos aqui podem substituir ou sugerir um diagnóstico, são apenas de caráter informativo. Portanto, em caso de qualquer suspeita, apenas um profissional qualificado poderá fazer as definições necessárias com base no histórico clínico do paciente. 

Sendo assim, para sanar quaisquer dúvidas, agende uma consulta com um especialista para que seja realizado um diagnóstico e tratamento eficazes, possibilitando que você retome a sua qualidade de vida!

Gostou do conteúdo? Me acompanhe no Instagram para ficar por dentro de mais informações sobre cirurgias de mão.

Compartilhe:

Veja mais:

Dor crônica pós-lesão

Dor crônica pós-lesão, o que fazer?

Em meio às complexidades médicas, a dor crônica pós–lesão emerge como um desafio persistente, impactando profundamente a qualidade de vida. Como médico, minha abordagem vai