Algo que sempre falo para os meus pacientes: “na mão o que não falta é doença/lesão”. Sendo assim é muito importante sabermos o que te incomoda, os sintomas que fizeram você me procurar no consultório. 👨⚕️👩⚕️
Uma coisa muito comum é o paciente chegar no consultório já com um exame com diagnóstico de síndrome do túnel do carpo, mas quando colho a história e examino o paciente, vejo que as queixas dele não são de uma síndrome do túnel do carpo.
Lá atrás na faculdade 👩🏫👩🎓 aprendemos que para um bom diagnóstico precisamos de uma boa HISTÓRIA contada pelo paciente, um bom EXAME FÍSICO e por fim vamos aos exames complementares, que como o nome diz, COMPLETAM (e muitas vezes não são necessários).
Por que estou falando tudo isso?
Pois quando falamos em satisfação com uma cirurgia estamos basicamente falando na resolução do problema/queixa do paciente. Quanto mais resolutivo a cirurgia para a queixa que o paciente tinha quando lhe procurou: maior a chance de ele ficar muito satisfeito com o procedimento 😁😁.
O inverso também é verdadeiro. Se o paciente tem um exame com um diagnóstico de síndrome do túnel do carpo mas o quadro dele é de uma hérnia de disco cervical, dificilmente esse paciente terá uma boa resposta a cirurgia da síndrome do túnel do carpo 😔.
É imprescindível para o médico não pular essas etapas. ESCUTAR👂 o paciente, EXAMINAR 👐 o paciente e para no fim conseguir ter um paciente SATISFEITO 😍 com o tratamento – mesmo que as vezes esse tratamento seja apenas uma orientação.
Valorize a sua mão 👋👋
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